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Melhoramentos / Novidades e novos módulos
Introduzidos recentemente no PowerGest Plus Versão B70
·         Criação de documento para tratar subcontratação a fornecedores;
·         Nos casos aplicáveis, possibilidade de automatizar o lançamento do fluxo de caixa;
·         Alteração do tratamento de despesas em “Títulos a receber”;
·         Possibilidade de gerir acessos a informação financeira / gestão;
·         Novo módulopara gerir consultas de preços a fornecedor;
·         Possibilidade de tratar o art.º 6º do IVA;
·         Exportação em ficheiro da declaração mensal do IVA, para integração no portal da DGCI;
·         Alterações por imposição legal, nomeadamente: exportação do ficheiro SAFT-PT, alterações ao código do IVA, certificação do software, DRI entre outras;
·         Os depósitos bancários passaram a contemplar o fluxo de caixa;
·         Novo módulopara gerir “Eficiência Comercial”,alguns conceitos:

Eficiência Comercial
Campo
Descrição
Realizado mensal
Volume de negócios do mês
Objectivo mensal
Somatório dos objectivos individuais de cada comercial;
Diferencial
Diferença entre o volume de negócios e os objectivos
%
Percentagem de realização
Nr. Doc.
Número de documentos de faturação emitidos no período em análise
Linhas
Somatório de todas as linhas de faturação
Média Doc.
Valor médio de cada documento de faturação
Realizado Acumulado
Esta coluna vai acumulando os valores realizados em cada mês
Objectivo Acumulado
Esta coluna vai acumulando os valores dos objectivos de cada mês
Diferencial
Diferença entre o volume de negócios acumulados e os objectivos acumulados
%
Percentagem de realização acumulada
Realização Homóloga
Volume de negócios do mesmo mês ano anterior
Variação
Crescimento em percentagem sobre o ano anterior
Valor encomendado
Valor registado de encomendas de clientes
Nr. Doc.
Número de encomendas registadas
Linhas
Número de linhas encomendadas
Linhas/Doc.
Média de linhas por encomenda
N.P. Dia
Média de pedidos por dia
N. Lin. Dia
Média de linhas por dia
Valor devoluções
Total devolvido no período
Nr.
Número de devoluções no período
%
Percentagem de devoluções sobre o total facturado
Recebido
Total recebido no período
Dias Cob
Média global em dias, do prazo de pagamento de todos os clientes da organização do valor recebido
PMR
Prazo médio de recebimentos, de acordo com o volume de negócios, montantes em aberto e número de dias até ao final do ano
Novos clientes
Número de novos clientes registados no período
Valor
Faturação aos novos clientes no período
Nr. Cli
Número total de clientes da organização
Act.
Número de clientes ativos na organização
Inactiv
Número de clientes inativos na organização
Factur.
Número de clientes com faturação
%
Percentagem de clientes ativos com faturação
Saldo Vcto
Saldo vencido no final do período
Sal Vct +90
Saldo vencido no final do período há mais de 90 dias

 

Eficiência Comercial Por Vendedor Mês
Campo
Descrição
MB
Margem bruta do vendedor, utilizando a valorização do custo a último preço de custo
Realizado mensal
Volume de negócios do mês por vendedor
Objectivo mensal
Objectivo individual de cada vendedor;
Diferencial
Diferença entre o volume de negócios e os objectivos
%
Percentagem de realização
Nr. Doc.
Número de documentos de faturação emitidos no período em análise
Linhas
Somatório de todas as linhas de faturação
Média Doc.
Valor médio de cada documento de faturação
Realizado Acumulado
Esta coluna vai acumulando os valores realizados em cada mês
Objectivo Acumulado
Esta coluna vai acumulando os valores dos objectivos de cada mês
Diferencial
Diferença entre o volume de negócios acumulados e os objectivos acumulados
%
Percentagem de realização acumulada
Realização Homóloga
Volume de negócios do mesmo mês ano anterior
Variação
Crescimento em percentagem sobre o ano anterior
Valor encomendado
Valor registado de encomendas de clientes
Nr. Doc.
Número de encomendas registadas
Linhas
Número de linhas encomendadas
Linhas/Doc.
Média de linhas por encomenda
N.P. Dia
Média de pedidos por dia
N. Lin. Dia
Média de linhas por dia
Valor devoluções
Total devolvido no período
Nr.
Número de devoluções no período
%
Percentagem de devoluções sobre o total facturado
Recebido
Total recebido no período
Dias Cob
Média global em dias, do prazo de pagamento de todos os clientes da organização do valor recebido afectos a cada vendedor
PMR
Prazo médio de recebimentos, de acordo com o volume de negócios, montantes em aberto e número de dias até ao final do ano por vendedor
Novos clientes
Número de novos clientes registados no período a cada vendedor
Valor
Facturação aos novos clientes no período
Nr. Cli
Número total de clientes da organização
Act.
Número de clientes activos na organização
Inactiv
Número de clientes inativos na organização
Factur.
Número de clientes com faturação
%
Percentagem de clientes ativos com faturação
Saldo Vcto
Saldo vencido no final do período por vendedor
Sal Vct +90
Saldo vencido no final do período há mais de 90 dias por vendedor
%
Percentagem afecta a cada vendedor do total do saldo vencido há mais de 90 dias

Notas breves:
- O número de dias utilizado nas fórmulas é o configurado no módulo de recursos humanos; na sua ausência é considerado o valor 22.
- A data do processamento deve ser a mais perto possível do início do mês;
- Nos casos em que o objectivo mensal por vendedor variar ao longo do mês, têm de atualizar o respectivo campo na ficha do vendedor, antes de efetuar o processamento
 
·         Consulta sobre faturas pró-forma, causas e estados nomeadamente;
·         Criação de uma consulta para aferir a eficácia da tesouraria;
·         Criação da possibilidade de simular um vencimento, ou mesmo possibilidade de simular um processamento de salários;
·         Novo módulo para criar um orçamento anual sobre a contabilidade geral;
·         Possibilidade de verificar existência de stock na realização de uma encomenda;
·         Novo módulopara gerir contratos de leasing;
·         Possibilidade de testar se existe algum documento com data posterior relativamente à data do atual;
·         Metadados (novo) - Informação estruturada sobre recursos de informação (artefactos ou serviços). Nesta perspectiva, pode-se considerar que os Metadados são informação que resume, enriquece ou complementa os objetos ou serviços referenciados, produzindo assim um potencial incremento de informação. Desta forma criamos um utilizador de base de dados B70BI, construído de acordo com a concepção da empresa do seu modelo de negócio nas várias vertentes e em linguagem que a mesma percepcione;
·         CRM Oportunidades de Negócio (novo) - Para ser competitivo basta detectar oportunidades de negócio? Não… “Também énecessário ter valências para aproveitar e trabalhar a oportunidade detectada para que a empresa tenha a sua gestão de oportunidades controlada, verificando se tudo foi realizado no sentido do retorno sobre o investimento realizado.”
A Criativa desenvolveu um módulo unicamente para gerir oportunidades de negócio (ON).
No registo inicial da oportunidade, destacamos as seguintes informações:
- Tipo de oportunidade (organizada de acordo com a atividade da empresa);
- Localização da oportunidade;
- Entidade promotora;
- Tratamento específico para concursos públicos;
- Registo de contactos;
- Tratamento de prazos vs probabilidade em matriz própria;
- Cadastro de registo de concursos, com indicação de classificação final;
- Avaliação financeira do cliente ou potencial cliente;
- Registo de todos os eventos negociais;
- Registo da adjudicação
Cada oportunidade de negócio percorre um caminho desde o seu registo até ao encerramento, passando por alguns estados, sendo possível anexar informação exterior ao PowerGest Plus.
Existe a possibilidade de analisar todas as ON de acordo com os filtros disponíveis, incluindo tratamento de motivos.
 
Em caso de dúvida ou de necessidade de algum esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar pelas vias habituais, ou através do e-mail: amaro@criativa-si.pt
 
Cordialmente,
José Amaro
 
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